12/06/2024 13h59 - Atualizado 12/06/2024 14h00

Unimed Chapecó conclui mais uma turma do Programa de Tratamento ao Tabagismo

Por Destaques

Foi durante a adolescência, na época da escola, que a empresária Diane Guaragni experimentou um cigarro pela primeira vez. Na época, ela passou a estudar à noite e, para se enturmar, começou a fumar e beber, mesmo que essa não fosse uma vontade sua. O vício se estendeu por muito anos e em 2024, aos 48 anos, ela decidiu que era hora de parar de fumar.

Após receber convites para participar do Programa de Tratamento ao Tabagismo ofertado pela Unimed Chapecó aos beneficiários, ela tomou coragem e decidiu se inscrever. “Acredito que o primeiro encontro foi o mais marcante, pois eu queria desistir. Mas, superei as adversidades e continuei. O programa é incrível, a dedicação de todos os profissionais foi de extrema importância para mim. Espero que outras pessoas também tomem essa decisão e tenham uma vida melhor”, destaca.

Durante o mês de maio, a Unimed Chapecó concluiu mais uma turma do programa, que também teve como participante o advogado Fabiano Porto, de 48 anos. Ele evidencia, como principais mudanças em sua vida após o início do curso, a diminuição drástica no consumo de cigarro e o início da prática de atividades físicas.

“Todos os momentos foram positivos. O mais chocante foi a visualização dos efeitos do fumo na boca, com a participação da dentista. O programa é excelente em todos os aspectos. Sem ele não teria implementado essa mudança tão significativa”, ressalta Fabiano.

SUPORTE EMOCIONAL E MULTIPROFISSIONAL

Com duração de três meses, dividido em sete encontros, o programa tem como objetivo a cessação ou a diminuição do uso do tabaco por parte dos dependentes. Durante a jornada, são promovidas reflexões sobre os motivos que levaram os participantes a fumar, as consequências e os riscos do tabagismo para a saúde física, bucal e emocional, além de levantar mecanismos de enfrentamento frente aos sintomas de abstinência e acompanhar o uso adequado das medicações.

A psicóloga da Unimed Personal, Deisy Parnof, explica que, também, são abordados os benefícios da cessação e a promoção da educação em saúde de forma integral, visando estimular a responsabilidade no autocuidado e incentivar hábitos saudáveis. “Ainda, auxiliamos na aplicação do método para cessação com prazos estabelecidos e combinados durante os encontros. E, além disso, buscamos ser rede de apoio aos participantes para, finalmente, chegar ao objetivo final do programa que é a cessação ou redução do tabagismo, seja pelo tabaco ou cigarro eletrônico”. Deisy complementa que ambos os participantes cumpriram com o objetivo do programa.

Durante todos os encontros, a psicóloga acompanha as atividades, que também contam com a participação de outros profissionais: nutricionista, enfermeira, médico de família, dentista, educador físico e farmacêutica. Entre os principais resultados dessa edição, Deisy aponta o entendimento sobre a importância do autocuidado e compreensão sobre o lugar que o cigarro ocupa na vida dos participantes, mas, principalmente, o esforço de cada um em buscar a cessação, melhoria na saúde e na qualidade de vida.

“Sabemos que parar de fumar não é tarefa fácil, pois além da dependência física, existe a dependência emocional do cigarro, ou seja, o lugar que este ‘objeto’ ocupa na vida emocional. Por isso, é importante receber acompanhamento médico para utilização de medicações específicas que auxiliarão no processo de cessação e, não menos importante, o acompanhamento psicológico para suporte durante e após a cessação”, finaliza a psicóloga.

A segunda edição do programa está prevista para início em julho deste ano.

Fonte: Comunicação Interna Unimed Chapecó /MB Comunicação 

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>