CIRCUITO UNIVERSIDADE GRATUITA LOTA O SALÃO NOBRE DA UNOCHAPECÓ EM EVENTO REGIONAL

Educação

 Com a presença da presidente da ACAFE, da reitoria da instituição, do presidente da Fundeste, Diretório Central dos Estudantes (DCE), o encontro com a comunidade acadêmica detalhou regras e contrapartidas do programa estadual

O Salão Nobre da Unochapecó ficou completamente lotado na noite de segunda-feira (22) para a etapa regional do Circuito Universidade Gratuita (UG). O evento reuniu centenas de estudantes, professores e lideranças educacionais com o objetivo de alinhar as diretrizes, prazos de renovação e os mecanismos de fiscalização do programa de fomento ao ensino superior do Governo de Santa Catarina.

Esta etapa em Chapecó contou com a participação da presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), professora Márcia Sardá Espíndola, que conduziu os trabalhos. Ela explanou sobre a importância do UG que já beneficia mais de 60 mil estudantes catarinenses, alavanca no desenvolvimento do estado, no acesso e formação superior. Integraram os trabalhos o Reitor da Unochapecó Claudio Jacoski e o presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo.

Também acompanharam a mobilização todos os integrantes da Reitoria da UNO, docentes e técnicos-administrativos, consolidando o suporte institucional aos estudantes beneficiados na região Oeste.

Durante a reunião, o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, conduziu uma explanação detalhada sobre as contrapartidas sociais obrigatórias previstas na legislação. Pelo regulamento, os acadêmicos devem devolver o investimento público por meio de prestação de serviços comunitários e voluntariado, em projetos diretamente vinculados às suas respectivas áreas de formação profissional.

Impacto na realidade familiar

O encontro também abriu espaço para o relato dos próprios estudantes, que testemunharam o impacto do programa na permanência acadêmica, no desenvolvimento profissional e no orçamento familiar.

Entre os depoimentos, destacou-se a fala de Mateus Marcon, acadêmico do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda. Ele resumiu como o benefício transformou sua rotina: “A universidade gratuita foi a oportunidade que eu tive de realizar uma graduação e continuar trabalhando em casa”, pontuou. Marcon também está engajado na atual diretoria do DCE.

O Circuito Universidade Gratuita segue percorrendo as principais regiões do estado para garantir o cumprimento dos requisitos legais e assegurar a continuidade do benefício aos universitários catarinenses.

===

Fonte:  Edu Vial, jornalista 0007439/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *