17/03/2025 15h17 - Atualizado 17/03/2025 15h19

RetomadaSTIMPC inicia negociação pela conquista de ganhos reais aos salários

Por Destaques


Trabalhadores aprovaram a proposta com cláusulas que passa a ser discutida com a representação econômica

Chapecó 17.3.2024 – Iniciam em breve as rodadas de conversa para tratar da nova convenção coletiva de trabalho dos profissionais das indústrias do material plástico de Chapecó e Oeste catarinense.

No final de semana em assembleia da categoria foi aprovada a proposta contendo os itens a serem levados à mesa de negociação.

Neste ano o STIMPC trata, com a representação patronal, somente de cláusulas econômicas. As sociais vigoram por um período de mais 12 meses.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Material Plástico de Chapecó, Vilson Silveira, disse que vai agir com “muita intensidade” e “propósitos definidos” para conseguir salários que representem “justiça” aos profissionais da categoria.

Reforçou a tese de que “nada vem de graça” acrescentando que são necessários “luta, persistência, encorajamento e firmeza” para alcançar os objetivos.

Exemplo de anos anteriores, “neste não será diferente”.

O dirigente sindical acredita que, apesar das históricas dificuldades impostas pela política econômica nacional, “vamos ter sim, a compreensão dos empregadores”. Todos os anos as negociações chegam a bom termo “devido o entendimento e aceitação patronal” sobre os pedidos apresentados.

Silveira não tem dúvidas que agora o mesmo “bom, saudável e produtivo posicionamento” serão favoráveis às partes envolvidas.

Observa, porém, que “não haverá cabeça baixa, nem sim ao que vier em desacordo às pretensões da categoria”. Lembra que o sindicato existe para defender sua representação e “como tal, vamos conduzir o processo”.

Conteúdo – Sobre o salário, os trabalhadores aprovaram a reposição de 100% da inflação acumulada no período, com 2% de ganho real.

Querem piso salarial compatível com as atividades desenvolvidas e vale alimentação com valor justo.

Buscam, ainda, quinquênio e redução da jornada de trabalho com perda salarial. “Não vamos aceitar nenhum direito a menos”, reforçou o líder da classe que atua em um dos mais importantes setores da economia de Santa Catarina.

Silveira projeta que até o dia 1º de abril, data base da categoria, todo o processo de negociação estará definitivamente fechado.

Foto 1: Entre outras cláusulas econômicas, trabalhadores aprovaram a proposta com ganho real de salário
Foto 2: Silveira acredita que os empregadores serão solidários aos pedidos da categoria

Assessoria de Imprensa STIMPC

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>