Presidente da Câmara faz apelo por manutenção de bolsas de estudo às universidades comunitárias
Com a proposta do Governo do Estado em criar o “Programa Universidade Gratuita”, o presidente do Legislativo de Chapecó, Fernando Cordeiro (PSC), teve uma Moção de Apelo aprovada para que sejam mantidas as bolsas de estudo destinadas exclusivamente às universidades comunitárias de Santa Catarina. O documento será encaminhado aos deputados estaduais.
A intenção do vereador é que através do Programa UNIEDU, com a garantia de acesso e permanência dos jovens no ensino superior do estado, seja cumprido o “Programa Universidade Gratuita”, exclusivamente às Universidades Comunitárias de Santa Catarina.
Fernando Cordeiro explica que esses recursos públicos precisam ser garantidos pelas universidades comunitárias, com o propósito de realizar sonhos de jovens que pretendem frequentar um curso superior. “Há uma importância das universidades comunitárias para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina. Além disso, essas instituições não possuem fins lucrativos e reinvestem tudo que arrecadam na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão”, justificou o vereador.
A moção ainda revela que as instituições de Ensino Comunitárias de Santa Catarina atendem mais de 100 mil estudantes, com mais de 10 mil professores, mais de 7 mil técnicos administrativos envolvidos nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, ofertando 710 graduações, 95 mestrados e 41 doutorados.
Fonte: Assessoria de Comunicação