06/10/2023 09h15 - Atualizado 06/10/2023 09h15

Por indicação do deputado Miotto, Alesc realiza ato em homenagem aos 130 anos da Banda de Música da Polícia Militar

Por Destaques

Através de proposição do deputado estadual Jair Miotto (União Brasil), a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizou ato em homenagem ao aniversário de 130 anos de fundação da Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Na ocasião, o chefe do Centro de Comunicação Social (CCS) da PMSC, coronel Marcos Aurélio Ramm, representando o comandante-geral da PM, coronel Aurélio José Pelozato, fez pronunciamento sobre a atuação da banda. O ato ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 4 de outubro, logo durante sessão ordinária.

O deputado Miotto destaca que, além do pronunciamento do chefe do CCS, a banda de música da PM apresentou peças musicais brasileiras e o parlamentar fez a entrega de uma placa enaltecendo o trabalho desenvolvido. “Além deste ato na Casa, a Alesc, através de Requerimento de nossa autoria, encaminhou ao comandante-geral da PM, coronel Aurélio José Pelozato, documento parabenizando a instituição pelo aniversário de 130 anos de fundação da banda de música, conhecida como ‘O Piano Catarinense’”, acrescenta o deputado.

Em sua fala, o coronel Rammn agradeceu a iniciativa do deputado. “Obrigado, deputado Miotto, pelo reconhecimento, levaremos as felicitações à corporação. Toda PM de Santa Catarina, que tem 188 anos de atuação, se sente honrara e agradece por essa homenagem”, destaca o coronel Ramm.

“O PIANO CATARINENSE”

Fundada em 21 de setembro de 1893, antes mesmo da criação formal, no ano de 1892, a banda já começava a ensaiar seus primeiros passos. No dia 24 de dezembro de 1892, sob a regência do maestro João Augusto Penedo, civil, contratado pela corporação, a banda realizou seu primeiro concerto. Na véspera de Natal, interpretou peças em frente ao Palácio do Governo, na Praça XV de Novembro, no Centro da Capital.

Após 35 anos de sua criação, a banda recebeu o nome de “O Piano Catarinense”, como é conhecida até os dias de hoje. A principal missão é manter e promover as tradições militares através da música, apoiando a corporação nos eventos e solenidades militares ou civis, por meio da música. Também visa aproximar a comunidade da corporação, contribuindo com sensação de segurança pública, mostrando que segurança também se faz ampliando o acesso à educação, cultura e ao lazer.

Em 2008, a banda foi declarada patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina. “Em cada praça, em cada estádio, em cada rua, em cada teatro que o cidadão catarinense para, vê e ouve a banda tocar, enxerga ali não apenas um músico, não apenas um policial militar. Ele reconhece em cada um dos seus integrantes um agente da paz social”, destaca o coronel Ramm.

Atualmente, a banda possui 43 integrantes e uma configuração instrumental composta por instrumentos de sopro, percussão completa e instrumentos eletrônicos, além de contar com cantores policiais militares. Tem como chefe o subtenente PM Luiz Fernando da Silva e como regentes o subtenente PM Leandro Espindola Torres Barbosa e o 1º sargento PM Jairo Vieira da Silva. De 2019 a 2023, a banda já realizou, aproximadamente, 400 apresentações, em eventos militares, órgãos públicos, entidades e locais públicos. “A Banda de Música da PMSC é uma unidade importante da Polícia Militar de Santa Catarina e um símbolo de orgulho e tradição para a sociedade catarinense. Parabéns pelos 130 anos de fundação e que este belo trabalho seja reconhecido e que a atuação prossiga por muitos anos”, finaliza o deputado Miotto.

Fonte: Ascom deputado Jair Miotto

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>