24/06/2025 14h30 - Atualizado 24/06/2025 14h31

Lei fortalece empresas públicas agrícolas de Santa Catarina

Por Destaques

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou projeto de lei que reconhece as empresas públicas agrícolas como de relevante interesse social e econômico do Estado. A medida fortalece as instituições e a valorização dos servidores. 

A proposta, do deputado Fabiano da Luz (PT), contempla a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA/SC).

A nova lei, que agora segue para sanção do governador, determina que para manutenção do reconhecimento, as empresas devem observar políticas públicas de fortalecimento, como a realização de concurso público e a valorização salarial dos servidores.

“Reconhecer essas empresas públicas é reconhecer cada trabalhador e trabalhadora que se dedica ao sucesso dessas instituições, que atendem de ponta a ponta todos os catarinenses, independente de sua condição social”, afirma o deputado Fabiano da Luz.

O parlamentar destacou o papel estratégico das empresas durante crises: “Durante a pandemia, as secas e os eventos climáticos extremos, essas instituições sempre estiveram presentes, prestando assistência técnica especializada aos agricultores familiares e garantindo a sanidade da produção catarinense.”

A lei também reconhece formalmente os “relevantes serviços prestados a todos os catarinenses, promovendo a preservação dos recursos naturais e proporcionando ao agricultor familiar o desenvolvimento sustentável”, conforme estabelece o artigo 2º. Com a nova legislação, Santa Catarina reforça o compromisso com o caráter público dessas instituições fundamentais para o desenvolvimento rural e a segurança alimentar do Estado.

A EPAGRI, criada em 1991, desenvolve pesquisa e extensão rural que beneficia especialmente a agricultura familiar. A CIDASC, transformada em empresa pública em 2005, executa ações de sanidade animal e vegetal. Já a CEASA/SC, de 1976, garante o abastecimento de alimentos em todo o Estado.

Comunicação Fabiano da Luz

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>