Comissão de Agricultura aprova desconto na tarifa de energia para produtores de leite
com parecer favorável do relator deputado federal Celso Maldaner.
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, aprovou na manhã desta quarta-feira (7), o PL 6388/2019 que visa conceder a produtores rurais e a cooperativas de produtores rurais desconto de 30% sobre as tarifas de energia elétrica e respectivas bandeiras tarifárias relativas ao consumo nas atividades de produção, armazenagem e beneficiamento de leite in natura.
O objetivo do projeto é dar incentivos aos produtores rurais para fortalecer a qualidade do leite, além de amenizar os custos de produção.
Para Maldaner, a energia elétrica é insumo fundamental para o funcionamento de equipamentos associados à qualidade do leite e ao seu custo. “Como defensor especialmente da agricultura familiar, tenho sustentado com firmeza que precisamos dar condições, apoio, políticas públicas e infraestrutura ao produtor rural”.
Os equipamentos como ordenhadeiras mecânicas, tanques de refrigeração e o uso de bombas d’água para a limpeza dos animais e recinto de ordenha por exemplo, consomem muita energia e são extremamente necessários na cadeia, por isso, este desconto é tão importante.
O PL segue para a análise da Comissão de Minas e Energia.
Fonte: Raquely Benedet Cella Assessora Parlamentar