08/04/2025 15h34 - Atualizado 08/04/2025 15h34

Câmara de Chapecó faz balanço dos 100 primeiros dias da nova Legislatura

Por Destaques

653 matérias foram votadas e aprovadas nos três primeiros meses de 2025

A Legislatura 2025/2028 completa 100 dias na Câmara Municipal de Chapecó nesta quinta-feira (10). O primeiro trimestre de trabalho dos 21 vereadores e da nova Mesa Diretora foi marcado por intensa atividade legislativa, articulação institucional e aproximação com a comunidade. Comandada pelo presidente, vereador Claimar de Conto (PP), a atual Mesa Diretora conta ainda com o vereador Adão Teodoro (PSD) como vice-presidente, Claudir Sanzovo, o Sica (PP) como 1º secretário e Ediane Folle (PSD) 2ª secretaria. A atual composição do Legislativo chapecoense trouxe uma renovação parcial, com seis novos vereadores entre os 21 eleitos para a 20ª Legislatura.

De acordo com o balanço levantado pela Casa, nos primeiros três meses de 2025 foram aprovadas 653 matérias, entre elas:

– 323 indicações;
– 41 requerimentos;
– 235 moções (de apelo, reconhecimento, parabenização, apoio e repúdio);
– 14 projetos de lei de origem legislativa;
– 25 projetos de lei encaminhados pelo Executivo
– 15 emendas (aditiva, supressiva e modificativa)

As pautas tratadas no plenário e nas comissões expressam a pluralidade de temas que compõem a agenda pública de Chapecó, com atenção especial a setores essenciais como saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura e qualidade de vida. Além das 653 matérias aprovadas, outros 95 projetos, de autoria tanto dos vereadores quanto da Prefeitura, já deram entrada na Casa e tramitam nas Comissões Permanentes.

O presidente da Câmara destaca o comprometimento dos parlamentares com temas de interesse coletivo. “A Câmara está atenta às demandas da população. Nesses primeiros 100 dias, buscamos imprimir um ritmo forte de trabalho, com diálogo, responsabilidade e foco em resultados”, afirmou Claimar de Conto.

As sessões ordinárias de fevereiro e março também contaram com oito visitas institucionais de representantes de áreas estratégicas como segurança pública, educação, saúde, infraestrutura e assistência social. O presidente ressalta que esse contato direto com entidades e lideranças da sociedade civil é fundamental para a atuação do Legislativo. “São espaços de escuta, em que fortalecemos parcerias e ajudamos a construir soluções conjuntas para os desafios de Chapecó”, pontuou.

Durante o período, também foram realizadas três reuniões de trabalho com temas sensíveis à população. A primeira tratou de questões ligadas à perturbação do sossego, pequenos delitos e outras infrações; a segunda debateu os serviços prestados pela Casan; e a terceira abordou demandas relacionadas à Celesc.

Eventos

Um momento de destaque foi a realização da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega do “Diploma Mulher Cidadã”. Vinte e uma mulheres chapecoenses foram homenageadas por sua contribuição ao desenvolvimento social, cultural, econômico e comunitário do município.

Outro evento significativo em alusão ao Dia Internacional da Mulher foi a “Caravana de Inclusão da Mulher na Política” que reuniu lideranças políticas, assessores parlamentares e a comunidade na sede da Acamosc, em Chapecó. Em pauta, a representatividade feminina nos espaços de poder. O evento, promovido pela Escola do Legislativo, em parceria com a Acamosc e a Câmara de Vereadores de Chapecó, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, teve como objetivo estimular o debate sobre a participação das mulheres na política e incentivar novas candidaturas femininas.

Nova sede

Outro ponto alto deste início de Legislatura foi o início das obras da nova sede da Câmara de Chapecó. Com investimento de R$ 17,5 milhões, subsidiado pela Prefeitura, o novo prédio terá cinco pavimentos e cerca de cinco mil metros quadrados de área construída, incluindo plenário para 173 pessoas, gabinetes e setores administrativos.

Localizada na esquina das ruas Clevelândia e Assis Brasil, a estrutura deve ser concluída em até 24 meses, com previsão de entrega antecipada pela empresa responsável. “Já foram vencidas as etapas de demolição, tapume e estacas. Neste momento, está sendo concretada a primeira lage. A nova sede trará mais conforto para a população e representará economia aos cofres públicos, ao eliminar os custos com aluguel da atual estrutura”, reforçou o presidente da Câmara.

Para Claimar de Conto, os primeiros meses de mandato reforçam o papel da Câmara como instituição democrática e ativa. “Nosso compromisso é garantir um Legislativo presente, atuante e conectado com os anseios da população. Seguiremos firmes nesse propósito ao longo de toda a Legislatura”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>