Na Califórnia, deputado Miotto visita o berço do Vale do Silício, Universidade de Stanford, Apple Park, região agrícola e o Consulado Brasileiro
Durante viagem realizada aos Estados Unidos, o deputado estadual Jair Miotto (União Brasil) esteve na Califórnia.
Em visitas a cidades do estado californiano, teve a oportunidade de conhecer o berço do Vale do Silício, a Garagem da HP, a Universidade de Stanford, a sede da Apple, a área agrícola da região e o Consulado Brasileiro.
As visitas ocorreram na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de setembro. A viagem foi realizada pelo deputado durante curto período de licença não remunerada da Alesc.
PALO ALTO, O BERÇO DO VALE DO SILÍCIO
Na quinta-feira, o deputado Miotto, que é presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), passou pela Garagem da HP, na cidade de Palo Alto, no estado da Califórnia. “Palo Alto é considerado o berço oficial do polo tecnológico do Vale do Silício.
O Vale é uma região onde surgem ideias e startups que impactam o mundo todo.
Local com um ecossistema fantástico de criatividade e inovação”, detalha o deputado Miotto.
Localizada na baía de São Francisco, no estado californiano, a região do Vale do Silício é internacionalmente reconhecida por abrigar a sede das maiores companhias de inovação e alta tecnologia do planeta, como a Google, Apple, WhatsApp, Uber e YouTube.
É composta por várias cidades e uma delas, em especial, carrega o título de berço oficial do polo tecnológico: Palo Alto. O reconhecimento foi dado pelo órgão de patrimônio histórico americano National Register of Historical Places.
Foi em Palo Alto que, em 1938, os estudantes da Universidade de Stanford, William Hewlett e David Packard, deram início, em uma garagem, ao que se transformaria em um dos maiores nomes da tecnologia: a empresa HP. Em 1989, a Garagem da HP se transformou em prédio histórico. O local foi recomprado pela HP em 2000 e a empresa acabou por restaurá-lo e transformá-lo em um museu. “A Garagem é considerada a pedra fundamental da história, não apenas do Vale do Silício, mas de todo o mundo da tecnologia.
Hoje, estamos aqui conhecendo este lugar histórico”, salienta o deputado Miotto.
O parlamentar lembra que Santa Catarina tem buscado se tornar um polo tecnológico. “Prova disso, é o crescimento acelerado no número de startups e empresas da área da tecnologia que se instalam no Estado”, comemora o deputado. Ele cita o relatório Startup Report Santa Catarina 2023, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estudo apurou que, do início de 2022 a junho de 2023, o número de startups no Estado chegou a 1.947, o que significa crescimento de 49,65% frente ao período anterior.
Florianópolis, principal polo de tecnologia do Estado, registrou alta maior, de 55,41% nessa mesma comparação. “O crescimento acelerado no número de startups e de empresas que escolhem Santa Catarina mostra que o mercado pode ter mais soluções em tecnologia e inovação. Mas, também coloca um desafio para manter essas novas empresas, visto que este é um segmento ainda com pouca oferta no Estado”, alerta o deputado Miotto.
UNIVERSIDADE DE STANFORD E A FORMAÇÃO DO VALE DO SILÍCIO
Na quinta-feira, em Palo Alto, o deputado Miotto também teve a oportunidade de visitar a Universidade de Stanford. “Várias empresas do Vale do Silício foram fundadas por alunos que estudaram na Stanford.
Uma das maiores universidades dos Estados Unidos, com mais de 17 mil estudantes, 4,2 mil são estrangeiros.
Com três mil hectares de área e com uma estrutura formada por 70 prédios, é considerada a segunda universidade com maior estrutura no mundo.
Professores e ex-alunos já ganharam 36 prêmios Nobel”, detalha o deputado, destacando que a universidade é a “mãe” da internet.
A história registra que a Universidade de Stanford é um dos principais elementos de transformação do Vale do Silício no polo tecnológico conhecido hoje. Inaugurada em 1891, por Leland Stanford, seu objetivo era conectar os estudos de tecnologia à prática. Três anos depois, o professor Frederick Terman, que é considerado o “pai” do Vale do Silício, inaugurou o Parque de Pesquisa de Stanford, visando facilitar a entrada de empresas de tecnologia local e o incentivo do empreendedorismo entre os alunos, que podiam usar os equipamentos e o espaço físico disponibilizado pelo parque. “Em virtude da relevância do trabalho desenvolvido pela universidade, o entorno passou a atrair diversas empresas da área de tecnologia e, com o incentivo do governo, a região acabou se consolidando como Vale do Silício”, recorda o deputado Miotto.
OUTRAS VISITAS
O parlamentar também esteve na cidade de Cupertino, onde conheceu o Apple Park. “Esta é a sede internacional da empresa Apple. Conta com mais de 12 mil colaboradores.
Aqui, foi possível conhecer a estrutura da empresa através de uma maquete e também em realidade virtual”, destaca o deputado.
O parlamentar também conheceu a área agrícola da região. “A área agrícola é muito forte. Todo o escoamento da produção é feito por duas rodovias duplicadas e também por ferrovias.
As rodovias tem acesso à internet. A irrigação da lavoura é constante, acumulam e não dependem da água da chuva.
Muita tecnologia, maquinário e diversidade de produção. Um exemplo que pode ser seguido por Santa Catarina”, explica o deputado Miotto, destacando também a utilização de energia fotovoltaica, gerada pelo sol, e energia eólica, gerada pelo vento.
CONSULADO BRASILEIRO
Já na sexta-feira, o deputado Miotto esteve no Consulado Brasileiro, na cidade de São Francisco, na Califórnia. “Na ocasião, me reuni com o cônsul-geral do Brasil, Ronaldo Costa Filho, que também é embaixador e representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
Lembrando que a ONU realizou, nesta terça-feira, dia 19 de setembro, sua Assembleia Geral e, como de tradição, o Brasil fez o primeiro discurso da conferência”, salienta o deputado Miotto.
Também estiveram presentes na reunião, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado, deputado Eugenio Vargas Garcia, e uma equipe do Consulado.
De acordo com o parlamentar, a conversa voltou-se para as parcerias com o estado de Santa Catarina na área de tecnologia, com base nas experiências e conexões com o Vale do Silício. “Nosso estado é referência na área tecnológica e pode se desenvolver muito mais através da proximidade e troca de experiências com esta região”, finaliza o deputado Miotto.
Crédito: Ascom deputado Jair Miotto