Unoesc Chapecó celebra formatura de 53 idosos em curso de Educação Financeira para melhor idade
Ao som de músicas gauchescas, emoção e celebração, o auditório da Unoesc Chapecó recebeu a formatura do curso de extensão “Educação Financeira para a Melhor Idade: Contexto Social e Universitário”. O evento ocorreu na noite de sábado (10) e formou 53 estudantes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó, via Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Itaú Viver Mais.
O curso teve início em 2024 para idosos com idade a partir de 60 anos e contou com seis componentes curriculares, além de atividades complementares que totalizaram 150 horas de formação, com aula inaugural, palestras e seminários. O evento especial de formatura foi marcado por discursos emocionados, homenagens aos professores e reconhecimento do esforço e da dedicação dos idosos que estiveram comprometidos com o processo de aprendizagem.
Na cerimônia, o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Carlos Eduardo Carvalho, enfatizou a relevância do curso e das oportunidades que a Universidade promove às pessoas da melhor idade.
— Estamos orgulhosos com o resultado da formação e a dedicação dos idosos em adquirir novos conhecimentos. Sabemos que eles frequentam as aulas de forma assídua e valorizam muito cada conhecimento adquirido. É um orgulho para a Unoesc celebrar essa conquista — afirma.
Para o diretor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Diego Beal, o projeto da Universidade da Melhor Idade (Univida) se consolida como uma das principais ações da Unoesc.
— Enquanto iniciativa de extensão, a Univida contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) especialmente nas metas relacionadas à educação de qualidade, saúde, bem-estar e redução das desigualdades. A Univida enaltece os objetivos institucionais da Unoesc ao oferecer formação integral, crítica, ética e humana — pontua.
A coordenadora do projeto, professora Mariluce Poerschke Vieira (Kuty), destacou a importância deste curso na formação do desenvolvimento integral, além da autonomia da pessoa idosa no que diz respeito ao planejamento financeiro e às novas tecnologias.
— A educação na terceira idade é uma ferramenta poderosa de transformação. Ver essas pessoas se apropriando do conhecimento e ampliando seus horizontes é a concretização da missão da Universidade — enfatiza.
A formada Maristela Aparecida dos Santos, de 60 anos, demonstrou satisfação em realizar o curso com outros colegas.
— Tenho outros colegas da mesma idade que me convidaram e eu achei muito interessante esse formato e foi tudo maravilhoso. As aulas foram divertidas e interessantes. Os professores transmitem os conteúdos com muita calma e didática, você consegue entender e principalmente sentir o acolhimento da Universidade. Eu recomendo e com certeza já quero fazer outros cursos — avalia Maristela.
Conhecimento
Durante mais de um ano de formação, as aulas aconteceram às quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h e foram estudados os princípios gerais do planejamento financeiro, a organização das finanças na prática, as estratégias de prevenção sobre crimes financeiros contra idosos, a proteção patrimonial e recuperação de ativos, além de visitas a instituições financeiras.
A capacitação integrou ainda conhecimentos em redes sociais e aplicativos para a terceira idade, introdução aos ambientes digitais e às redes sociais, segurança digital, aplicativos bancários e financeiros, inclusão digital e acessibilidade.
Também foram abordados conteúdos sobre cultura e lazer, ações recreativas e culturais, estudo e práticas das artes, música, dança, atividades físicas para a terceira idade e gincanas de integração. Promoção da saúde na terceira idade, estatuto do idoso, meio ambiente e sustentabilidade também integraram os componentes curriculares.
Sobre o projeto
O projeto Univida, anteriormente denominado UMIC, implementado pela Unoesc há mais de uma década, evidencia a necessidade de continuidade e expansão das atividades voltadas para idosos. Caso sejam aprovados os editais para os cursos de Educação Financeira e de Práticas e Vivências, as inscrições ocorrerão no mês de julho.
Fonte: Imprensa Unoesc Chapecó












