União Brasil e Progressistas são favoráveis à federação entre os partidos
Como líder da bancada do União Brasil na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Jair Miotto esteve presente na reunião entre a bancada federal e estadual e presidentes do União Brasil e do Progressistas para analisar a possibilidade da federação entre os partidos, que poderá ocorrer nos próximos dias. O encontro ocorreu no início da noite de segunda-feira, dia 6 de março, no diretório estadual do Progressistas, em Florianópolis.
Segundo o líder da bancada do União Brasil, deputado Miotto, durante reunião ficou alinhado que os partidos não apresentam restrições diante da federação. “A união entre os partidos foi aprovada, por unanimidade, entre os presentes, que se mostraram favoráveis e acreditam que, se a federação vier a acontecer, será um fato positivo”, expõe o deputado Miotto, salientando que, agora, as lideranças aguardam as decisões que serão tomadas em Brasília.
Em uma federação, os partidos se unem e devem permanecer juntos por quatro anos, conforme estipula Lei aprovada no Congresso Federal. Na prática, se transformam em um partido só. “Com a federação, nossa representatividade aumenta na Alesc. Formaremos uma bancada de seis deputados estaduais, três de cada partido”, explica Miotto, lembrando que União Brasil e PP também estarão juntos em 2024, nas eleições municipais, e em 2026, nas estaduais.
Também estiveram presentes na reunião, o presidente estadual do União Brasil, Gean Loureiro, o deputado federal Fábio Schiochet, e os membros da bancada do União Brasil na Alesc, deputados Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães. Do PP marcaram presença o senador Esperidião Amin, os deputados estaduais Altair Silva, José Milton Scheffer e Pepê Collaço, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, e presidente estadual do PP, Silvio Dreveck, e o secretário-geral do Progressistas, Aldo Rosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação