15/07/2025 14h39 - Atualizado 15/07/2025 14h39

SICOM REPRESENTADO NO SICOMÉRCIO 2025

Por Destaques

Evento do Sistema Comércio fortalece lideranças sindicais de todo o Brasil

Mais de 1.800 congressistas, representantes de sindicatos como o Sicom, federações, Sesc e Senac, participaram do Sicomércio 2025, realizado em Brasília. Do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó acompanharam o congresso, um dos mais relevantes do Sistema Comércio para o fortalecimento das lideranças sindicais de todo o Brasil, o diretor Administrativo, André João Telocken, e o diretor Executivo, Almeri Dedonatto.

Promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de 9 a 11 de julho, o congresso bianual reuniu lideranças de todo o País para debater os desafios do setor e fortalecer a atuação do sistema sindical patronal. O diretor Executivo do Sicom avalia que o congresso foi um espaço de construção coletiva, ao mostrar experiências que se transformam em soluções. Almeri Dedonatto acrescenta que as discussões mostraram que com resultados a representatividade se fortalece.

Para o diretor Administrativo do Sicom, a participação no Sicomércio foi fundamental para a entidade estar conectada dentro do ecossistema do sindicalismo do comércio, serviço e turismo. André Telocken ressalta a importância do networking para entender como o movimento sindical patronal está se movimentando no país: “Como é a integração e como as federações e sindicatos lidam com os desafios que têm diariamente”.

PRINCIPAIS DISCUSSÕES

Foram três dias de conteúdo qualificado, integração e boas práticas, com debates de alto nível com nomes que são referência em inovação, gestão e liderança institucional, reforçando o papel estratégico dos sindicatos no cenário nacional. Quanto ao que pode ser destacado entre as principais discussões de que participou, André destaca a percepção da CNC sobre a necessidade da digitalização do comércio. “Não é somente a inteligência artificial, é como o comerciante, o prestador de serviço, deve lidar com o novo cliente, que assim já chega com sua expectativa formada, de como precisa ser tratado com relação à internet e as experiências digitais, principalmente a questão da experienciação que o cliente precisa ter para comprar.”

André reforça que isso pode ser valorizado dentro do Sicom através de canais que possam repassar o conjunto de experiências, de conhecimentos que os líderes sindicais recebem para o associado. “Temos que ser um canal no qual podemos repassar nos diversos meios possíveis, seja em conversas, palestras, principalmente quanto ao que a tecnologia está afetando”. Conclui que “é uma excelente oportunidade de transferir essas tecnologias, esses conhecimentos para a ponta, que é o nosso associado.”

Fonte: EXTRA COMUNICA

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>