Semestre produtivo reforça protagonismo da Câmara no desenvolvimento de Chapecó
Intensa produção legislativa, 1.488 proposições aprovadas, homenagens e ações institucionais marcaram os primeiros seis meses da 20ª Legislatura.
A Câmara Municipal de Chapecó inicia hoje, 14 de julho, a segunda metade do ano legislativo com um balanço positivo e expressivo. Foram cumpridas, até aqui, exatamente 55 sessões ordinárias, metade das 110 previstas no calendário oficial de 2025 da 20ª Legislatura (2025/2028), composta por 21 vereadores.
Durante esse primeiro semestre, a atuação parlamentar foi marcada por alto volume de proposições e por temas que refletem as necessidades reais da população chapecoense, com impacto direto na vida das pessoas e nos diversos segmentos da sociedade.
Ao todo, foram 1.488 matérias aprovadas, distribuídas da seguinte forma:
• 647 indicações;
• 95 requerimentos;
• 608 moções (de apelo, reconhecimento, parabenização, apoio e repúdio);
• 58 projetos de lei de autoria do Legislativo;
• 80 projetos de lei enviados pelo Executivo.
Além da produção legislativa intensa, a Câmara também se aproximou ainda mais da comunidade por meio de 20 visitas em sessões ordinárias e 10 reuniões de trabalho, ampliando o diálogo direto com os mais variados setores da cidade.
Destaque também para as duas sessões solenes realizadas. Uma delas homenageou 21 chapecoenses com o “Diploma Mulher Cidadã”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrando a atuação feminina no desenvolvimento social, econômico e cultural do município. A outra foi marcada pela entrega da “Comenda Irmã Pierângela”, honraria concedida a cinco pessoas por suas contribuições expressivas na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
Para o presidente do Legislativo Municipal, vereador Claimar de Conto (Progressistas), os números confirmam o compromisso da Câmara com a sociedade chapecoense. “Fechamos o primeiro semestre com um desempenho intenso e responsável. A pluralidade de temas tratados, a participação da comunidade e a qualidade das proposições mostram que o parlamento está conectado com as demandas reais da população. Começamos agora um novo ciclo com o mesmo foco: legislar com seriedade, responsabilidade e proximidade com o cidadão“, destacou o presidente.
A projeção para o segundo semestre também é de intensa atuação. Além da continuidade da produção legislativa, novas sessões solenes estão previstas, incluindo a que celebrará o aniversário de 108 anos de Chapecó. A Câmara Municipal também marcará presença na Efapi 2025, com foco no relacionamento institucional, fortalecendo os laços com a sociedade e com os diversos setores e instituições da cidade, do Estado e do país.
Nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC 2025), que terão Chapecó como sede, o Legislativo assumirá o compromisso de recepcionar as delegações, reforçando seu papel de acolhimento e representatividade. “Com um trabalho coletivo e focado no bem comum, o Legislativo chapecoense dá início ao segundo semestre com o compromisso renovado de continuar promovendo ações que melhorem o dia a dia da população, fortaleçam a democracia e valorizem os princípios da representatividade“.
Fonte: Comunicação -Câmara Municipal de Chapecó