Os Agentes de Desenvolvimento (ADs) da região oeste, extremo-oeste, meio oeste e centro norte participaram de dois dias intensos de aprendizado, troca de experiências e aprofundamento técnico promovido pelo Sebrae/SC na terça-feira e quarta-feira (18 e 19), no Hotel Mogano Premium em Chapecó. A capacitação integra o Programa Cidade Empreendedora e proporcionou uma abordagem moderna, estratégica e conectada às transformações que impactam a gestão pública e o desenvolvimento econômico local.
“O curso reuniu profissionais de diversos municípios para debater temas essenciais ao exercício da função, como legislação aplicável, políticas públicas, modelos de inovação, metodologias de resolução de problemas e o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à tomada de decisão”, destacou a gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Marieli Aline Musskopf.
A programação iniciou com o Workshop Funções do AD, conduzido pela consultora credenciada do Sebrae/SC, Bárbara Samanta de Oliveira, que destacou a importância de conhecer profundamente a legislação que norteia o trabalho do Agente de Desenvolvimento. Segundo ela, compreender a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006) é fundamental para que o AD consiga atuar estrategicamente.
“Trabalhamos a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, um norteador de tudo que o AD precisa fazer, desde compras públicas, Sala do Empreendedor, exportação, inovação, todas as temáticas que eles precisam saber para atuar estrategicamente nos municípios”, explicou. Bárbara acrescentou que os grupos iniciaram um projeto de ideias inovadoras e utilizaram metodologias de resolução de problemas, técnicas e ferramentas relacionadas à captação de recursos. “Começamos pelo Canva, detalhando o modelo de negócio que será sugerido aos municípios. É algo que eles já poderão implementar, e seguir conectando isso com o uso da IA”, completou.
O segundo dia de formação foi conduzido pelo consultor Leonardo Burtet, que guiou os participantes em uma imersão prática sobre o uso da Inteligência Artificial na gestão municipal. De forma acessível e didática, Burtet esclareceu conceitos, apresentou ferramentas e demonstrou como elas podem melhorar processos, ampliar a produtividade e agilizar atividades do cotidiano dos ADs. “Trabalhamos essa iniciativa para ajudar eles a entenderem um pouco mais sobre o que é a IA. Todo mundo fala, mas muitas vezes as pessoas não sabem direito onde pode usar ou como. Essa introdução é quase um primeiro mergulho em uma tecnologia que não tem como sair. Usamos a IA há anos, mas agora ela está presente de outra forma”, comentou.
Burtet comentou que o Agente de Desenvolvimento, por ser articulador entre empresas, prefeitura e comunidade, ganha força quando domina ferramentas tecnológicas que auxiliam na análise de dados, na repetição de tarefas e na criação de soluções. “Agilidade e velocidade são as palavras-chave. Ter um supercomputador à disposição auxilia a enfrentar desafios de forma muito mais eficiente”, destacou. Durante a prática, os ADs utilizaram ferramentas como ChatGPT, Gemini, Perplexity, N8N, entre outras. “Existem várias opções. O importante é entender o que cada uma entrega e como elas se conectam ao trabalho. Se fosse escolher uma só, eu diria para olharem para o Google, que não para de evoluir”, complementou.
Entre os participantes, o sentimento comum era de motivação e clareza sobre o papel transformador do AD. Para o agente de desenvolvimento e atendente da Sala do Empreendedor de Ipumirim, Dimorvan Filipe Comelli, a troca entre municípios e os debates sobre políticas públicas foram pontos altos do encontro. “O Sebrae/SC promove essa união entre os ADs, entre as Salas e todo o ecossistema. Conversamos sobre desenvolvimento de políticas públicas, algo fundamental para o município se desenvolver. Uma cidade sem políticas públicas efetivas não cresce. A parte de IA impressiona, porque vemos atividades que levariam horas sendo realizadas em segundos. O segredo não é só ter a ferramenta, mas saber usar corretamente”, salientou.
Para o secretário de Administração e Inovação de Saudades, Márcio Otair Hart, o conteúdo dialoga diretamente com as ações já em andamento no município. Ele destaca que a IA já é realidade em setores como compras públicas e tributação. “Na Secretaria, já utilizamos tecnologias voltadas à inovação, inclusive para elaboração de ETPs, automatização de processos de compras e orientação de contribuintes. Essa capacitação soma muito, porque nos ajuda a trazer novas soluções e aprimorar o atendimento à população”, comentou.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.
Fonte: MB Comunicação







