Procon de Chapecó divulga pesquisa de preços dos materiais escolares

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O PROCON de Chapecó, divulgou na segunda-feira (08/01), uma pesquisa realizada no comércio de Chapecó sobre a variação dos valores dos materiais escolares.

O intuito é chamar atenção dos pais e tutores para os preços dos itens, bem como para a lista de materiais solicitados pelas escolas.
De acordo com o Coordenador Executivo do Procon Chapecó, Gustavo André Vendramin, a pesquisa foi realizada em quatro estabelecimento especialistas na venda de materiais escolares, incluindo os principiais produtos utilizados no ano letivo dos alunos.

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Segundo ele, foram levados em conta, os produtos de qualidade e características semelhantes para a realização da pesquisa. Alguns produtos apresentaram variação de até 250% entre o produto mais caro para o mais barato. “O intuito da realização da pesquisa, é instigar pais e estudantes a realizarem uma prévia pesquisa dos preços dos materiais, pois com certeza, a economia ao final da compra será grande”, comentou.

Ele salienta também, que é vedado as instituições de ensino, requisitarem materiais de uso comum, junto a lista de materiais escolares, como por exemplo, papel higiênico, papel toalha, canetões a serem utilizados pelos professores. “É vedado solicitar nas listas de materiais, mesmo que de uso pessoal, produtos e quantidades superiores ao que será utilizado no ano letivo pelo aluno”, explicou.

Em caso de alguma dúvida ou suposta infração, os consumidores devem entrar em contato com o PROCON, pelo telefone (49) 3319-1100 ou pelo e-mail – [email protected] ou ainda pessoalmente no Procon – Rua Clevelândia, 727E, Centro (Ala Sul do Estádio) que atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 13h às 19h; ou na Superintendência Efapi, na Rua Garças, 226D, Loteamento Colina do Sol, Efapi e que atende de segunda a sexta, exceto feriados, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

“O Procon está atento ao movimento do mercado, para auxiliar a comunidade na decisão de compra. Cabe ao consumidor investir um tempo para realizar pesquisa de preços também, reforçando a sua própria defesa, afinal, consumidor alerta é cliente satisfeito”, finalizou.

Fonte: Ana Lucietto

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