O médico João Baroncello explica que o Slevee Gástrico ajuda os pacientes a se alimentarem menos, sem prejudicar o processo digestivo normal
Sleeve Gástrico: opção cirúrgica contra obesidade
Procedimento é realizado apenas no estômago, diminuindo o tamanho, restringindo o volume ingerido, aumentando a saciedade e retirando a parte que produz o hormônio da fome, a grelina
A obesidade é uma doença que preocupa, pois além do acúmulo de gordura localizado na região do abdômen, ela é a porta de entrada para outras doenças como, por exemplo, pressão alta, diabetes, aumento do colesterol e dificuldades em se locomover. Iniciar o tratamento, após o diagnóstico, é importante para diminuir os sintomas e possíveis outras patologias.
Caso o tratamento clínico não atinja os efeitos desejados, a opção recomendada são os procedimentos cirúrgicos. Um deles é o Sleeve Gástrico que, conforme o médico cirurgião, especialista em cirurgia geral, do aparelho digestivo, cirurgia bariátrica Dr. João Baroncello explica é menos agressivo, devido à técnica administrada.
“A cirurgia é realizada somente no estômago, diminuindo seu tamanho, restringindo o volume ingerido, aumentado a saciedade e retirando a parte que produz o hormônio da fome, chamado de grelina. Como não é desviado o trânsito intestinal a carência de vitamimas é menor que nas outras técnicas”, aponta.
Indicação
A decisão em qual técnica acontecerá a cirurgia bariátrica é definida após análise de parâmetros clínicos. Baroncello lembra que os procedimentos cirurgicos só são realizados quando o tratamento clínico como: reeducação alimentar, exercícios físicos e medicação são insuficientes na redução do peso do paciente. “A indicação da cirurgia é para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 40 kg/m2 ou superior a 35 kg/m2 com comorbidades”, lembra o médico.
O Slevee Gástrico ajuda os pacientes a se alimentarem menos, sem prejudicar o processo digestivo normal, com um pós-operatório mais tranquilo, além de uma recuperação mais rápida.
Em pacientes que possuem a doença do refluxo gastresofágico e para pacientes com diabetes tipo 2 se dá preferência a outra técnica cirúrgica chamada de “ByPass Gástrico” .
As recomendações pré-cirúrgicas são: controlar as comorbidades existentes, adotar uma alimentação saudável, iniciar processo de perda de peso antes da cirurgia, parar de fumar, iniciar prática de atividade física e acompanhamento com equipe multidisciplinar.
Fonte. Assessoria de Comunicação