Missão empresarial da ACIC percorre cidades na Romênia e amplia conexões internacionais

Notícias

A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) realizou, na última quinzena de setembro, a Missão Romênia. A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da entidade, com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios, ampliar parcerias estratégicas e fortalecer as relações entre os dois países.

APTI

A missão passou por oito cidades romenas: Bucareste, Constança, Murfatlar, Bran, Brasov, Cluj Napoca, Oradea e Timisoara. A programação incluiu fóruns empresariais, visitas técnicas, reuniões com prefeituras, universidades, câmaras de comércio e empresas locais. E ainda reuniu cerca de 30 integrantes de diferentes setores, como indústria, educação, comércio e construção civil.

Durante a viagem, o grupo participou de encontros com representantes de universidades, prefeituras e empresas romenas. Segundo o presidente da ACIC, Helon Rebelatto, a missão já cumpriu os três objetivos principais: sair da zona de conforto, visualizar novos mercados e divulgar Chapecó e a região para o exterior.

“Uma missão empresarial deve tirar o empreendedor da zona de conforto, permitindo contato com realidades diferentes, abrir novos mercados e potencializar negócios, além de divulgar nossa cidade e desmistificar a imagem do Brasil no exterior”, explicou Rebelatto.

Em Bucareste, também foi realizado o primeiro Chapecó Day, um momento com o objetivo de criar espaço para os empresários brasileiros apresentarem oportunidades de negócios e visualizarem parcerias para o fortalecer a relação entre os dois países.

Segundo o presidente da associação, a Romênia apresentou uma realidade que serve de referência em áreas como educação e infraestrutura, mas também revelou que empresas do oeste catarinense operam em um patamar muito competitivo. “Identificamos várias oportunidades, especialmente no setor de alimentos. A Romênia se destaca como centro logístico do leste europeu, com baixo custo de mão de obra, sendo uma excelente porta de entrada para nossos produtos naquele continente.”

Conforme Rebelatto, chamou a atenção da comitiva a segurança do país, a educação da população e a forte atuação conjunta entre o setor público e privado. “As prefeituras têm autonomia e atuam em parceria com as empresas no planejamento urbano. Além disso, as universidades estão conectadas com o setor produtivo, gerando inovação e novos negócios,” acrescentou.

Ainda durante a missão, foram iniciadas negociações entre empresas brasileiras e romenas, além de conversas para parcerias institucionais com universidades e governos locais.

O presidente da ACIC agradeceu o coordenador do Núcleo de Comércio Exterior, Roque Edson Schoninger, o cônsul honorário da Romênia no oeste catarinense, Edson Dreher, e a embaixadora da Romênia no Brasil, Monica-Mihaela Știrbu, pelo suporte na realização da missão.

A ação contou com o apoio do Governo Romeno, por meio da Embaixada da Romênia no Brasil, do Consulado Honorário da Romênia em Santa Catarina, do Consórcio EEN Brasil e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

 

Fonte: MB Comunicação

📧 Inscreva-se na Newsletter

🔒 Seus dados estão seguros. Você pode cancelar a qualquer momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *