LANÇADA EM CHAPECÓ OLÍMPIADA ESTADUAL DAS APAES
Autoridades, profissionais da imprensa, apoiadores, educandos e funcionários participaram, no início da manhã desta terça-feira, 20 de maio, do lançamento da 23ª Olimpíada Estadual das Apaes de Santa Catarina, que ocorrerá em Chapecó no mês de julho.
Estarão presentes 18 delegações das Apaes catarinenses, representantes de todas as regiões do Estado. A organização é da Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes), conjuntamente com a Apae de Chapecó.
Conforme disse o presidente da Apae Chapecó, Jaime Francisco Battisti, o evento conta com a parceria fundamental da administração do município, especialmente em termos de recursos para a realização, de estrutura de locais e de apoio logístico.
Também citou a importância de outros apoiadores que dão sustentação para que a olimpíada possa acontecer, de 7 a 11 de julho próximo. Já o coordenador local, professor Tiago Filippi Chiella, indicou que haverá nove modalidades em disputa. Serão aproximadamente 900 atletas, classificados em primeiro lugar nas regiões de Santa Catarina, e que concorrerão também às primeiras colocações para ir à Olimpíada Nacional das Apaes, a ocorrer em Brasília no mês de dezembro.
O presidente da Feapaes, Osmar Minatto, afirmou que a olimpíada que ocorrerá em Chapecó significa “uma maneira de incluir e provar o que os educandos podem”. Para ele, a participação de atletas das Apaes mostra que “conseguem provar que a vida é feliz”. Após argumentar que as competições representam qualidade de vida para as pessoas com deficiência, Minatto destacou a participação da Apae local e o apoio logístico da prefeitura de Chapecó através dos locais de competição, que também deve ter modalidade em Xanxerê. “A organização está em boas mãos e com tudo providenciado”, indicou o dirigente.
SUPERAÇÃO
Ao falar em nome do município, o prefeito João Rodrigues enfatizou que a Olímpiada das Apaes “é muito diferente, é superação”, porque, em vez de atletas de rendimento, “envolve pessoas especiais que se superam em suas limitações”. Após dizer que o poder público municipal e a população agradecem a oportunidade de serem parceiras, avaliou que a competição do esporte adaptado “faz bem a todos, inclusive aos familiares, e terá muitas emoções”.
João Rodrigues expressou, ainda, que a Olimpíada Estadual das Apaes de Santa Catarina, em um momento de tantas transformações na sociedade, serve para “motivar o sentimento das pessoas mediante atitude que demonstra fé”.
AS NOVE MODALIDADES
As nove modalidades a serem disputadas são: atletismo, bocha PC, basquete, futebol sete, futsal, futsal Down, handebol, natação e tênis de mesa.
Fonte: EXTRA COMUNICA