A Comissão de Economia da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (1º), projetos que tratam da padronização de sistemas públicos e do combate à dependência tecnológica nas escolas. O deputado Jair Miotto (União) foi relator das principais matérias em análise e ganhou protagonismo no colegiado.
Padronização de sistemas
O PL 338/2024, de autoria do deputado Matheus Cadorin (Novo), prevê a unificação de sistemas públicos por meio do framework Fiware, permitindo integração entre dados do Estado e municípios.
Miotto, relator do texto, destacou que a medida representa inovação, eficiência administrativa e economia de recursos, já que a plataforma é gratuita.
“A padronização garante ganhos tecnológicos e aproxima Santa Catarina de modelos adotados na União Europeia”, afirmou.
Combate à dependência digital
Também com parecer favorável de Jair Miotto, a comissão aprovou o PL 515/2023, do deputado Napoleão Bernardes (PSD), que insere o combate à dependência tecnológica e a temática da desintoxicação digital na Política de Educação Digital das Escolas.
Segundo Miotto, a proposta é fundamental para preparar crianças e adolescentes para um uso mais equilibrado da tecnologia.
Outros temas
O colegiado ainda reconheceu Vargem Bonita como a Terra do Papel e da Embalagem e aprovou requerimento de Miotto para debater tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.