Novembro já representou um mês de muita tristeza para Chapecó. Mas neste ano, ele vai representar a vida que renasce, se adapta e segue; no legado de cada um, nas boas lembranças das vitórias e na busca de novas conquistas. O calor começa a chegar e as famílias já se preparam para as festividades de fim de ano. E neste mês Chapecó será o centro do esporte catarinense, de 18 a 29 de novembro, com a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Como neste mês em 2025 marca os nove anos do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense, que vitimou 71 pessoas, a Comissão Central Organizadora dos JASC pensou em transformar o momento em algo que unisse essa festa do esporte, com uma homenagem ao grupo que deixou foi um dos maiores legados do esporte catarinense. E ele está representado em uma pessoa, que é um dos maiores ídolos da história da Chapecoense.
Mascote
Por isso, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Comissão Central Organizadora (CCO), apresentou nesta sexta-feira (7), em coletiva para a imprensa, o mascote oficial dos JASC, inspirado no eterno goleiro Danilo. Com a realização dos Jogos, a idealização de um mascote não poderia ser diferente da imagem da Chape, o Danilinho.
“A escolha foi porque ele é uma inspiração para os demais atletas, representa a superação, a conquista, o sucesso e a força de Chapecó”, disse o prefeito, João Rodrigues, que não esteve presente por outro compromisso institucional mas deixou sua mensagem.
Família emocionada
A homenagem foi recebida por Letícia dos Anjos, viúva de Danilo, pelo filho Lorenzo e pela mãe, a dona Ilaídes e Família com muita emoção. Ao ver a apresentação do modelo final do mascote o filho de Danilo, hoje com 11 anos, também se identificou na hora com a imagem. “Obrigada pela homenagem ao meu pai, mas o mascote é bem parecido comigo”, brincou ele.
A esposa de Danilo, Leticia dos Anjos, também ficou bastante emocionada com a homenagem que será feita ao Danilo. “Fico feliz com a homenagem para ele e para todos os atletas que marcaram o nome e a história de Chapecó”, afirmou.
Ilaides Padilha, mãe do goleiro Danilo, disse que foi uma grande emoção ver o mascote inspirado no filho. “Fico feliz porque o legado dele vai inspirar outros jovens atletas a seguir nessa carreira”, comentou. A família irá participar da abertura dos jogos, que acontecerá no dia 19 de novembro.
Preparativos
O vice-prefeito e coordenador da Comissão Central Organizadora (CCO), Valmor Scolari, que esteve em Brusque na quinta-feira (6), buscando o fogo simbólico, elogiou a escolha do mascote e também prestou informações sobre os preparativos das praças desportivas.
“A pista sintética do Verdão estará em condições para a competição, o Eldorado sediará o Triathlon, teremos a primeira prova noturna do ciclismo dos JASC e no tiro teremos uma das melhores estruturas do país, com a participação de atletas olímpicos competindo por Chapecó”, disse Scolari.
O secretário de Esportes e Juventude, Agnaldo Veriato Pereira, agradeceu aos deputados da bancada do Oeste pelos recursos de R$ 5 milhões para a pista do Verdão e a todos os secretários municipais que estão colaborando para receber os cerca de seis mil atletas.
“Nós estamos investindo não para ser campeão, mas para receber bem as delegações, que as pessoas se sintam em casa. Também vamos deixar um legado na melhoria das praças desportivas de Chapecó”, disse Agnaldo.
Fonte: Assessoria de comunicação









