Desafio Sicoob Arena Condá levou os chapecoenses a celebrar a corrida de rua
Cerca de 750 atletas lotaram as ruas da cidade, no último domingo (9)
O último domingo (9) foi marcado pela velocidade, em Chapecó, com 750 atletas esforçando suas pernas e pés ao limite, superando a si mesmos, durante a corrida de rua. A largada do Desafio Sicoob Arena Condá aconteceu às 8h, com percursos de 5km e 10km pela Avenida Nereu Ramos e tendo como etapa final o próprio estádio.
Um evento marcado pela celebração ao esporte, no qual o que realmente importou foi participar. Profissionais, amadores e entusiastas de todas as idades – e até mesmo cães – lotaram as ruas para partilhar deste momento.
Foi o caso de Valmiro e Luciano Sonza, pai e filho, que juntos correram durante a prova. “Teve uma subida que deu uma castigada, mas foi muito bom. A passagem pela Arena foi muito emocionante, poder entrar correndo, como parte dessa história”, contou seu Valmiro. “Esse foi mesmo o grande diferencial da prova. O percurso foi desgastante, mas foi inesquecível”, completou seu filho.
Esta foi a primeira corrida de rua a utilizar a Arena Condá como parte do percurso, o que certamente foi decisivo para muitos dos participantes. Christiane Dal Piva já é frequentadora assídua em dias de jogos da Chapecoense, mas carregou um novo significado, desta vez, ao subir e descer as arquibancadas verde e branca. “É um sentimento diferente estar aqui dentro como atleta e não torcedora, não tenho nem palavras. Já participei de outras corridas de rua, mas até o trajeto pela Avenida foi especial, podendo observar a beleza de um lado da cidade que não temos tanto o costume de passar a pé”, afirmou.
Uma preparação um pouco distinta teve o cadeirante Kaled Weirich Oro e seus amigos, que se revezaram em empurrar o seu triciclo – projetado e personalizado especificamente para este tipo de prova, visando a leveza e rapidez. “O mais legal de tudo é que todo mundo ajuda e incentiva, o ambiente é muito sociável. A parte da Arena foi um pouco difícil, mas me surpreendi que todos estavam preparados para ajudar, levantaram a cadeira e deram o maior apoio”, disse ao final da prova.
Momento de confraternização
Ao cruzar a linha de chegada, cada atleta recebeu uma medalha de participação e pôde desfrutar dos serviços oferecidos pelos patrocinadores do evento, culminando em uma grande festa. Frutas, sucos, água, chopp, massagem e show com banda ao vivo foram alguns dos atrativos, além da premiarão com troféu aos 10 primeiros colocados nas categorias feminina e masculina, nos 5km e 10km.
“O resultado foi além do esperado. Tivemos as inscrições esgotadas e não só o público, mas autoridades e representantes das empresas patrocinadoras se fizeram presentes. Todos muito contentes, com sorriso no rosto e dizendo que vão retornar no ano que vem. Para nós foi uma honra proporcionar este momento de encontro da cidade com o estádio de uma maneira singular, através de um esporte tão gostoso e apreciado quanto o futebol, que é a corrida de rua”, concluiu Eduardo Marcondes de Mattos, responsável pela organização da prova.
O Desafio Sicoob Arena Condá 2019 foi realizado pela Ponto Eventos, com o patrocínio do Sicoob, Mogano Hotéis, Grupo Chapecó de Comunicação, DVA Mercedes-Benz e Pemgir Malhas; e apoio da Associação Chapecoense de Futebol, Prefeitura de Chapecó, Água Santa Rita, Cantu, Dalla Cervejaria, Banana Brasil Cauí, SUQ, Tia Nini, Unimed Chapecó, Unoesc Chapecó, Aurora Alimentos e Shopping Pátio Chapecó. Apoio de mídia da Openbox, RICTV Record, Massa FM e Rádio Chapecó.
Como contrapartida social, parte do valor arrecadado foi revertido em cestas básicas para o Banco de Alimentos de Chapecó. Na segunda-feira (10), foi feita entrega de cerca de 1,5 toneladas de alimentos que serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Assistência Social às entidades e serviços de convivência selecionados.