COMEÇA PREPARO FINAL PARA INÍCIO DOASFALTAMENTO DO AUTÓDROMO DE CHAPECÓ
A construção do Autódromo Internacional de Chapecó passa a partir desta semana pela fase que antecede ao asfaltamento. Depois da terraplenagem da pista, feita de 11 de setembro de 2023 a 20 de fevereiro de 2024, foram terraplenados os espaços dos boxes e intrapistas e na última semana ocorreu a conclusão da drenagem e da terraplenagem das áreas de escape e das intersecções da pista principal com os traçados alternativos.
A condução das obras é feita em conjunto pela Prefeitura Municipal de Chapecó, que aplica recursos em parceria com o governo do Estado, e por uma comissão representativa do Automóvel Clube Chapecó. Já a construção está a cargo da Construtora Oliveira, que venceu licitação feita pelo município em agosto do ano passado.
Para o começo do preparo final antes da colocação do asfalto, foram instaladas tubulações de concreto da macrodrenagem e realizadas a terraplenagem, compactação e regularização do subleito da pista principal. Depois foram preparadas as áreas de escape a serem asfaltadas e as caixas de brita, com corte ou aterro e compactação. Em seguida ocorreram cortes e preparação das laterais da pista, para implantação de grama futuramente, e nesta semana foi iniciada a colocação de macadame seco, ou “rachão”.
OUTRAS ATIVIDADES
As obras até aqui realizadas também envolveram o levantamento topográfico do traçado alternativo 3, para motovelocidade, que também já passou pela drenagem e terraplenagem. Nos traçados ocorreram, ainda, a implantação de drenos profundos com manta e dreno perfurado para proteger o asfalto e a marcação de drenos superficiais e locais das zebras, que são áreas extras na lateral da pista para a tangência dos carros nas curvas.
Após a colocação da camada de macadame seco, será iniciado o preenchimento dos traçados de pista com brita para formar a sub-base e em seguida com a brita graduada, mais fina, que formará a base propriamente dita. Isso deverá estar concluído entre 90 a 120 dias, para então ser iniciado, efetivamente, o asfaltamento, previsto para ser feito em 30 dias úteis de trabalho.
OS TRAÇADOS
O traçado principal do autódromo de Chapecó tem extensão de 4.004 metros, com três traçados alternativos, todos no sentido horário. São eles: o alternativo 1, através de anel externo, com shortcut (atalho) entre as curvas 1 e 5, totalizando 2.520 metros; o alternativo 2, com percurso oval, entre as curvas 1 e 2, com 1.452 metros; e o alternativo 3, englobando o anel externo e a variante para motos entre as retas 2 e 3, com 2.829 metros.
Fonte: EXTRA COMUNICA