Medida reduz burocracia, gera economia milionária e premia condutores sem infrações
Mais de 13,2 mil motoristas de Santa Catarina já tiveram a Carteira Nacional de Habilitação renovada automaticamente e sem custos, como resultado de uma nova política do Governo Federal voltada aos chamados bons condutores. A medida, que entrou em vigor no início de janeiro, garantiu uma economia estimada em R$ 5,6 milhões aos catarinenses, ao eliminar taxas e a necessidade de comparecimento presencial ao Detran.
O benefício é destinado a motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e que estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores. Em todo o país, mais de 323 mil pessoas já foram contempladas pela renovação automática da CNH, com impacto financeiro superior a R$ 226 milhões em economia para a população. A renovação é feita diretamente no sistema nacional de trânsito, e o documento atualizado passa a constar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, com um selo que reconhece o bom comportamento no trânsito.
Nem todos os condutores, porém, são elegíveis. Motoristas com 70 anos ou mais não têm direito ao benefício, enquanto aqueles a partir dos 50 anos podem utilizá-lo apenas uma vez. Também ficam fora da renovação automática os condutores com restrições médicas que exigem acompanhamento de saúde e quem está com a CNH vencida há mais de 30 dias. A expectativa do Governo Federal é que, ao longo do tempo, mais de 10 milhões de motoristas possam ser beneficiados em todo o Brasil.
A iniciativa faz parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de trânsito, que aposta na digitalização para reduzir burocracias e custos. Atualmente, milhões de brasileiros já utilizam plataformas digitais para emitir, gerenciar e renovar a CNH, reforçando o uso da versão digital do documento, que tem a mesma validade legal da habilitação física e amplia o acesso a serviços e informações de forma prática e segura.




