Vereador indicou terreno institucional próximo ao Centro de Saúde da Família como possível local
O vereador Cleber Fossá (MDB) apresentou, e teve aprovada, uma Moção de Apelo solicitando um estudo de viabilidade para a criação de uma praça em uma área pública existente na região do bairro Saic. O pedido é para a Prefeitura de Chapecó e indicou a área compreendida entre as ruas Marechal Floriano Peixoto, João XXIII, Barão do Rio Branco e Paul Harris, um terreno institucional, próximo ao Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro Saic como possível local para a construção da praça.
“O terreno se encontra em uma posição estratégica, o que favorece o uso integrado pela comunidade e contribui para a promoção da saúde e do bem-estar dos moradores daquela região. Desta forma, os equipamentos públicos de lazer promovem a convivência comunitária, fortalecendo vínculos sociais e familiares, além de oferecer um ambiente seguro para as crianças, jovens, adultos e idosos”, disse Fossá. Para o vereador a construção de praças e de parques já vem sendo política pública municipal.
Fossá citou os parques Edir De Marco, Colina Verde e Eldorado como exemplos recentes da cidade. A implantação de uma praça estruturada atenderá diretamente à demanda da comunidade escolar da região, ampliando espaços de convivência educativa e prática esportiva para estudantes, professores e familiares. “Aquela região carece de áreas de lazer qualificadas e acessíveis. A criação dessa praça representará uma valorização do espaço público e uma resposta concreta aos anseios da população”.
Para Fossá, praças bem estruturadas com pista de caminhada, quadras, áreas verdes e equipamentos de recreação infantil incentivam práticas regulares de atividade física, combatendo o sedentarismo e promovendo saúde preventiva. “Além disso, a valorização de espaços urbanos destinados ao lazer e ao esporte contribui para a mobilidade urbana sustentável, estimulando o deslocamento a pé e/ou de bicicleta, reduzindo poluentes, promovendo maior qualidade de vida”, completou o vereador Fossá.
Conforme ele, investimentos em praças públicas ainda fomentam a segurança comunitária, uma vez que áreas frequentadas pela população inibem o abandono e a criminalidade, transformando espaços ociosos em áreas vivas e produtivas. “E outro fator é que a implementação de uma praça estruturada está em consonância com o princípio da eficiência administrativa, uma vez que se trata de uma ação de grande impacto social e baixo custo relativo, com benefícios duradouros a todos”, afirmou Fossá.
Fonte: : Assessoria Parlamentar






