Chapecó realiza mais de 100 consultas de otorrinolaringologia
O José Pietro Romani Martini, de 05 anos faz acompanhamento com médicos e especialistas desde bebê.
Com 02 anos de idade, a família dele percebeu as dificuldades e os problemas respiratórios.
Por orientação médica, a família fazia os tratamentos em casa com medicamentos, bombinha, nebulização e lavagem nasal, enquanto aguardavam ele crescer um pouco e poder realizar a cirurgia.
“Nós fazíamos diversos procedimentos e cuidados para que ele conseguisse respirar melhor” disse a mãe, Natieli Romani.
Natieli comentou que há 08 meses, o médico que acompanha o José Pietro encaminhou o pequeno para a consulta com um médico otorrinolaringologista para fazer o procedimento cirúrgico de adenoide e amígdala. “Estamos ansiosos para realizar o procedimento, que vai trazer mais qualidade de vida para ele”, disse a mãe.
O pequeno participou na manhã desta terça-feira (07) de um mutirão de consultas e cirurgias que está acontecendo no Hospital da Criança em Chapecó, em um serviço contrato pela Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde.
Nesta semana, serão realizados 100 consultas e cerca de 25 procedimentos cirúrgicos, pelo médico Rodrigo Silvero Dias.
O Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, explicou que o município tinha na rede apenas um médico otorrinolaringologista para atendimento dos usuários do SUS, e que por isso, precisou terceirizar e contratar atendimento de outras maneiras.
“Abrimos um edital para credenciamento de médicos, consultas e procedimentos na área de otorrinolaringologia e agora estamos conseguindo atender essa demanda que estava reprimida”, comentou.