CASAN estará presente na EFAPI 2025 em Chapecó

Notícias

Reservatório do Bairro EFAPI, uma das principais melhorias recentes instaladas no setor de abastecimento em Chapecó. Foto: Eduardo Valente/GOVSC.

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) participará da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (EFAPI) em Chapecó, que acontece desta sexta-feira (10) até o dia 19 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi. A Companhia contará com um estande na feira para atendimento ao público, entrega de materiais, copinhos de água e interações com os participantes, além de divulgar os investimentos recordes na região de Chapecó, na marca de R$ 163 milhões, entre valores já investidos desde 2023 e previstos até 2026.

“Essa é uma importante oportunidade da Companhia mostrar aos visitantes as nossas atividades. Como muitas das nossas entregas são obras subterrâneos ou não visíveis diretamente, muitas vezes passam despercebidos pela população, e é aí que entra nosso papel enquanto participantes da EFAPI, demonstrando o trabalho para na prestação e aperfeiçoamento dos serviços de abastecimento e saneamento na cidade de Chapecó, explica o gerente Regional do Oeste, Pery Fornari Filho.

Estande da CASAN na EFAPI 2025, local onde visitantes poderão conhecer o trabalho da Companhia. Foto: Acervo CASAN.

Investimentos em Chapecó

Entre os principais investimentos já executados, está a entrega de sete novos reservatórios no início deste ano, incluindo o maior reservatório de aço vitrificado do Estado, com capacidade para 5 milhões de litros no Bairro EFAPI. Também foram revitalizadas as estruturas das Estações de Tratamento e iniciado o Centro de Monitoramento Operacional para acompanhar em tempo real os Sistemas de Abastecimento dos 90 municípios atendidos na Região Oeste.

Com relação às obras em andamento, a Companhia prossegue com a execução da dragagem do Lajeado São José, que vai retirar 350 mil m³ de lodo do principal manancial de abastecimento de Chapecó até 2026. O Projeto Chapecozinho, que tem como objetivo transportar a água do Rio Chapecozinho por uma rede de 58 km que vai de Bom Jesus até Chapecó, também continua em andamento, com frentes de trabalho na Macroadutora de Água Tratada, na Estação de Tratamento de Água e em Reservatórios. Em paralelo, está em projeto a criação de uma nova captação de água no Rio Uruguai, na confluência com o Rio Chalana, no município de Guatambu (SC), com investimento previsto de R$ 70 milhões. A obra aguarda licenciamento ambiental para iniciar o processo licitatório.

Dragagem do Lajeado São José. Foto: Acervo CASAN.

No setor de esgoto, a Companhia também está ampliando o Sistema de Esgotamento Sanitário para os bairros São Pedro, Vila Mantelli e Unochapecó, além de modernizar o sistema de tratamento de efluentes no município. Segue também em andamento o Programa Trato pelo São José, que faz fiscalizações e orienta moradores sobre a ligação correta à rede coletora, além de executar periodicamente mutirões de limpeza na região do Lajeado.

Outra importante iniciativa que a CASAN vai apresentar no estande está relacionada ao uso de novas tecnologias para aperfeiçoar os serviços. A primeira é a utilização do chamado Método Não-Destrutivo (MND), que usa uma máquina perfuratriz que vai introduzindo barras no subsolo e abrindo o espaço para inserção da rede, sem causar danos a calçadas, passeios, tubulações de água, redes de energia elétrica ou ao asfalto. Em Chapecó, cerca de 63 km de redes já foram instaladas nos últimos anos com auxílio do método, que continuará a ser usado ao longo do próximo ano para futuras tubulações.

A segunda tecnologia é a do Satélite Asterra, de origem israelense, que está sendo utilizado para encontrar vazamentos no subsolo. Até o momento, o uso do equipamento apresentou 70% de efetividade, com 111 vazamentos encontrados e uma média de 3,46 vazamentos por dia. Com isso, a Companhia também busca combater as chamadas perdas de água, garantindo a eficiência no abastecimento.

Sobre a EFAPI

A EFAPI é uma feira multissetorial que acontece desde 1967 em Chapecó, com o objetivo de expor iniciativas de sucesso nos setores agropecuário, industrial e comercial. A expectativa é que 500 mil visitantes de 200 cidades do país participem da edição de 2025, que deve contar com shows nacionais, parque de diversões, pavilhões de estandes, área de alimentação e exposições de máquinas e animais.

 

Assessoria de Comunicação Social

📧 Inscreva-se na Newsletter

🔒 Seus dados estão seguros. Você pode cancelar a qualquer momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *