10/04/2025 10h02 - Atualizado 10/04/2025 10h02

Câmara de Chapecó recebe Diretoria do CIS-AMOSC em Sessão com Visita

Por Destaques

Na tarde de terça-feira (08-04), a Câmara Municipal de Chapecó promoveu mais uma sessão com visita, recebendo o presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-AMOSC) e prefeito de Faxinal dos Guedes-SC, Jader Adriel Danielli e a Diretora Executiva do CIS-Amosc, Geísa Muller de Oliveira. A iniciativa foi proposta pelo vereador Wilson Cidrão (Republicanos), por meio do Requerimento nº 36/2025, com o objetivo de apresentar aos vereadores e à comunidade o funcionamento e os serviços prestados pelo consórcio.

Durante a sessão, realizada no Plenário Rivadávia Scheffer, Danielli destacou a importância da atuação integrada do CIS-AMOSC junto aos municípios consorciados. “Nosso trabalho é baseado na cooperação entre os municípios, buscando soluções conjuntas para fortalecer o atendimento em saúde pública na região. É essencial que o Legislativo conheça esse trabalho, pois ele impacta diretamente na vida dos cidadãos”, afirmou.

Hoje 54 municípios da região fazem parte do CIS-Amosc, beneficiando um universo de 650 mil habitantes, com mais de 30 especialidades. “Somos o maior consórcio de saúde do Estado, sendo resolutivo e trazendo soluções em saúde para o dia a dia dos municípios”, reforçou Danielli.  

O presidente do Consórcio apresentou os investimentos do último ano e a estimativa para 2025. “Em 2024 foram R$ 6,7 milhões aplicados em saúde. A previsão para 2025 é se aproximar dos R$ 18 milhões investidos. Em número de serviços realizados, tivemos em 2021: 473 mil serviços prestados; em 2024: 869 mil serviços prestados; e a previsão para 2025 é passar de um milhão. Vejam o quanto isso representa na saúde pública da região. Vamos seguir ouvindo os gestores para transformar as demandas deles em serviços e soluções”, acrescentou.

A Diretora Executiva do Consórcio detalhou o funcionamento do consórcio, que oferece serviços como consultas com especialistas e apoio técnico às secretarias de saúde municipais. “Muita gente confunde, mas o Consórcio não é um plano, não é um convênio, é um órgão público, de direito público, uma autarquia dos 54 municípios que fazem parte, um braço de auxílio aos municípios na área da saúde. A porta de entrada do Consórcio é sempre a unidade básica de saúde dos municípios. Seguimos normas e diretrizes do SUS e a fila dos municípios”, explicou Geísa Muller de Oliveira.

A sessão com visita é uma iniciativa da Câmara de Chapecó que busca abrir espaço para que instituições e entidades possam apresentar suas ações, estreitando o diálogo com o poder legislativo e a sociedade. Para o vereador Wilson Cidrão, a visita foi uma oportunidade de aproximação entre o Legislativo e o CIS-AMOSC. “É nosso dever conhecer e acompanhar de perto as instituições que prestam serviços tão relevantes à população. O consórcio tem um papel estratégico no fortalecimento da saúde pública regional, e essa visita permitiu uma compreensão mais ampla do seu funcionamento”, declarou.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>