11/08/2023 11h36 - Atualizado 11/08/2023 11h37

Atividade física no inverno fortalece o sistema imunológico

Por Destaques

Caminhada, corrida, musculação ou treino em circuitos são alguns exemplos de práticas que contribuem com a saúde física e mental.

Com a chegada do inverno é comum surgir àquela preguiça na hora de praticar atividade física.

Mas, existem bons motivos para que essa atitude permaneça durante os períodos mais frios do ano.

Um deles diz respeito ao fortalecimento do sistema imunológico, pois além da alimentação saudável, a prática de exercícios contribui para o aumento da imunidade, da sensação de bem-estar e aumento da disposição.


Porém, os benefícios não param por aí! Os educadores físicos e professores da 123 Já Brincademia, de Chapecó, reforçam que os exercícios no inverno também aumentam o gasto calórico, a resistência muscular e fortalecem o sistema cardiovascular.

Além disso, os exercícios ajudam a evitar problemas respiratórios, no rendimento físico e na qualidade do sono.


Conforme o professor Divonei Borba, existem alguns cuidados importantes que as pessoas precisam manter neste período do ano. “Com o frio, o corpo sofre com as baixas temperaturas.

Para que o organismo não sofra no momento do treino ou atividade física o aquecimento prévio, com movimentos leves facilitam a adaptação do metabolismo no momento do exercício”, reforça.

Não se esqueça da água

A professora, Dyanamara Giongo Konzen, a Profª Baby lembra que crianças e idosos precisam de uma atenção especial no inverno, em destaque na hora da hidratação. “O problema é que os idosos já têm a pele bastante desidratada e não podem deixar de tomar a quantidade diária necessária.

Uma boa estratégia é deixar uma garrafinha de água sempre perto dele e checar se o consumo está realmente sendo feito”, afirma.

Para as crianças a dica é a mesma, mas também pode ser acrescida do consumo de chás e sucos naturais.


Outro cuidado é em relação às roupas adequadas à temperatura.

A professora Milena Marolli reforça a necessidade de agasalhar-se bem. “É importante vestir-se com roupas adequadas à temperatura. E quando terminar a atividade física, colocar as roupas mais quentes para sair do ambiente e não pegar o frio com o corpo quente”, complementa.

Correr, caminhar, treinos de musculação ou circuitos são atividades essenciais para manter o corpo em movimento, saudável e com saúde mental em dia.

Fonte. Édina Pedruzzi Assessora de Imprensa

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>