O ato oficial contou com a presença do governador Jorginho Mello e do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.
“Essa nova etapa no avanço das obras do hospital só aconteceu graças a essa parceria do governo com o Ministério Público, prefeitura e a direção do hospital. Uma obra paralisada em 2022 mas que agora ganha um novo capítulo. Estamos trabalhando para apoiar os hospitais e nunca se investiu tanto nas unidades hospitalares do Grande Oeste”, disse o governador.

O Bloco II é uma das maiores ampliações já realizadas no complexo hospitalar, com aproximadamente 8.300 metros quadrados distribuídos em oito pavimentos. Os dois primeiros andares já estão concluídos e em funcionamento.
“O hospital vai ter sua capacidade de atendimento ampliando com essa retomada das obras da torre dois. O hospital São Paulo já é referência e vai ganhar novos serviços e até heliponto depois da sua conclusão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.
Com a finalização da obra o hospital irá ampliar a sua capacidade em 10 leitos de UTI adulto e uma nova Central de Esterilização de Materiais além de abrigar o futuro Ambulatório de Especialidades Médicas.
“A retomada das obras representa um avanço significativo na assistência à saúde na região, ampliando a capacidade de atendimento e modernizando serviços essenciais para a rede pública. Atualmente, o HRSP é reconhecido pelo Ministério da Saúde como centro de referência em Alta Complexidade de Cardiologia, atendendo principalmente à população do Grande Oeste catarinense”, destacou a diretora geral do HRSP, irmã Neusa Lúcio Luiz.
Atualmente o bloco II abriga o Serviço de Imaginologia, equipado com tomografia, radiologia digital, mamografia e ultrassonografia, UTI Coronariana, com 10 leitos e nova unidade de Hemodinâmica.
A iniciativa para a retomada das obras contou com a articulação do Hospital Regional São Paulo, do Governo do Estado (por meio da Secretaria de Saúde), do Ministério Público de Santa Catarina e da Prefeitura de Xanxerê e estava paralisada desde 2022 por questões jurídicas.
A unidade também é referência em Ortopedia e Traumatologia para a região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), credenciado na Rede Cegonha e reconhecido como Hospital Amigo da Criança, reforçando seu compromisso com a saúde integral da população.






