CREA Summit 2025 reúne especialistas para debater tecnologia, inovação e sustentabilidade
Evento gratuito contará com trilhas temáticas simultâneas, feira tecnológica com mais de 100 expositores e a presença de personalidades reconhecidas nacionalmente
Em sua 3ª edição, o CREA Summit 2025 promete mais edição imersiva nos dias 25 e 26 de julho, no Expocentro de Balneário Camboriú, com inscrições gratuitas e uma programação voltada a profissionais, estudantes, lideranças públicas, empresários, instituições de ensino e entidades do setor.
Promovido pelo CREA-SC, com apoio do Confea, Mútua e Credcrea, o evento se consolida como um dos maiores fóruns de inovação e engenharia do Sul do país, reunindo o que há de mais atual em tecnologia, desenvolvimento sustentável e transformação digital. A expectativa é reunir mais de dois mil participantes.
Com trilhas temáticas simultâneas, feira tecnológica com mais de 100 expositores e a presença de personalidades reconhecidas nacionalmente, o Summit abordará temas como cidades inteligentes, agronegócio 4.0, indústria 4.0, inteligência artificial, sustentabilidade, conectividade e empregabilidade no setor técnico.
Confira todos os palestrantes


Abertura com trajetória de sucesso no agronegócio
A noite de abertura no dia 25 homenageia o agronegócio catarinense com a palestra de Ricardo Faria, engenheiro agrônomo e fundador da Granja Faria, conhecida nacionalmente por sua atuação inovadora e internacionalização do negócio. Reconhecido como o “Rei do Ovo”, Faria compartilhará sua trajetória empreendedora e a implantação de processos modernos que transformaram um negócio tradicional em referência global.
Indústria, construção e startups no início da programação
A manhã do dia 26 começa com uma análise sobre os rumos econômicos do estado, conduzida por José Eduardo Fiates, diretor de Inovação e Competitividade e superintendente do IEL-SC/FIESC, apresentando um panorama e os cenários da Indústria Catarinense.
Em paralelo, o engenheiro Dilnei Silva Bittencourt, da Multilog e Hurbana, apresenta alternativas para uma construção civil mais sustentável, com foco em segurança, eficiência e inovação.
A programação segue com Giovani Rosa, CEO da Gás Orgânico e especialista em bioenergia, e o professor Yogui R., conselheiro da Blue Rock Brasil, que debatem as sinergias e oportunidades para startups no setor de energia e engenharia.
Liderança, equidade e fortalecimento institucional
Ainda pela manhã, O painel “Mulheres na Engenharia” destaca o protagonismo feminino com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, da vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos e da 1ª vice-presidente do CREA-SC, Kamila Rodrigues da Silva, ressaltando a importância da inclusão e da diversidade no setor público e na área tecnológica.
A equipe Athens traz reflexões sobre liderança e gestão de pessoas, tema estratégico para o desenvolvimento profissional nas engenharias.
Encerrando o turno, o presidente do Confea, Vinícius Marchese, o presidente do CREA-SC, Kita Xavier, e o presidente da Mútua Nacional, Joel Krüger, discutem os desafios e inovações institucionais do sistema profissional, destacando políticas públicas, assistência aos profissionais e inovação na gestão.
Infraestrutura pública, agricultura e defesa civil em foco
À tarde, o debate sobre infraestrutura ganha destaque com o painel “Obras Inacabadas”, que reúne o deputado estadual Mário Motta, o diretor de Engenharia e Arquitetura do TJ-SC, Everton William Tischer, o auditor do TCE-SC, Marcos Antônio Cabral, e o engenheiro Fernando Schmidt, da Nova Participações, para discutir os entraves técnicos, jurídicos e institucionais que envolvem grandes obras paralisadas.
Em outro palco, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, e representantes do cooperativismo analisam os avanços tecnológicos no agro catarinense, reforçando a integração entre produção, sustentabilidade e inovação.
O geólogo Matheus Klein Flach, da Defesa Civil Estadual, e o diretor do CREA-SC, Vitor Müller, apresentam estratégias de prevenção, resposta a desastres e construção de cidades resilientes.
Inovação institucional e inteligência urbana
O coronel Erick Galante chefe da Agência de Gestão e Inovação do Exército Brasileiro compartilha experiências sobre tecnologia aplicada ao setor público em um painel que conta ainda com a participação de especialistas da consultoria Gartner.
Em paralelo, Renan S. Antoniolli, gerente de IoT para América Latina da Tuya Smart, e a urbanista Cibele Assmann, gerente de inovação urbana de Florianópolis, discutem soluções tecnológicas para cidades mais inteligentes, conectadas e sustentáveis.
No mesmo horário, o engenheiro Rodrigo Ferraz, da ESSS, apresenta um panorama atualizado sobre tendências globais em simulação computacional e sua aplicação em contextos regionais.
Inteligência artificial e marketing na engenharia
André Coelho, mestre em ciência da computação e fundador da Autonomoss e da Personal Tech Academy, lidera a palestra “IA na prática na engenharia”, trazendo soluções autônomas desenvolvidas pela Lab of Codes.
A programação contempla ainda o painel sobre Marketing para Engenheiros, conduzido pelo engenheiro Nivaldo de Maria, especialista em estruturas e projetos, com as participações de Priscila Nunes e Léo Ribeiro, que apresentam estratégias eficazes de posicionamento e comunicação para profissionais do setor técnico e suas experiências na elaboração de negócios e geração de conteúdos nas mídias digitais.
Sustentabilidade e visão ambiental
O CREA Summit 2025 se despede em alto nível com a palestra do ex-ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que compartilha sua experiência em políticas públicas, transição verde e sustentabilidade ambiental, reforçando o papel estratégico da engenharia, agronomia e geociências frente aos desafios climáticos e ambientais do século XXI.
CREA Summit 2025 vai reunir mais de 2 mil pessoas em dois dias de imersão e capacitação profissional
Feira Tecnológica: conexões entre academia, mercado e setor público
Uma das atrações do CREA Summit 2025 é a Feira Tecnológica, que neste ano contará com mais de 100 estandes reunindo startups, empresas aceleradas, universidades, equipes de competição acadêmica e órgãos públicos. A feira promove a integração entre pesquisa, empreendedorismo inovação e sustentabilidade.
Ao todo serão 55 startups ligadas às verticais de negócios da ACATE, nas áreas de Agtech, Energia, Manufatura, Construtech e Smart Cities 25 empresas integradas ao SEBRAE e Programa CREA Acelera, além de instituições de ensino superior e do Programa CreaJr que trazem projetos de robótica, veículos de competição e soluções acadêmicas de base tecnológica. Serão sete iniciativas incluindo um foguete, barco solar, um carro de corrida, um avião e um braço robótico.
Acesse aqui matéria completa sobre a Feira Tecnológica.
Feira Tecnológica contará com mais de cem expositores entre startups, empresas aceleradas, universidades, equipes de competição acadêmica e órgãos públicos e institucionais
Fonte: Adriano Comin – Jornalista AICOM/CREA-SC