Trabalhador da indústria da olaria, cerâmica, mármore e granito conquista aumento de 7,83%
Está fechada a nova Convenção Coletiva de Trabalho – CCT dos profissionais das indústrias da olaria, cerâmica, mármore e granito. O conteúdo foi acordado pelo SITICOM Chapecó com o SICEC e beneficia trabalhadores da classe com atuação em Chapecó e nos 18 municípios da base territorial do SITICOM. Os sindicatos chegaram ao entendimento já na segunda rodada de negociação.
Em diálogo de alto nível foram estabelecidos todos os critérios que envolvem as relações econômicas e sociais entre os empregados e empregadores. Os trabalhadores terão aumento de 7,83%, percentual a ser aplicado sobre o salário já corrigido pela antecipação salarial concedida. Isto é, sobre o salário de abril. Isso significa aumento real de 4% já que a inflação acumulada no período foi de 3,83%. “Com isso estamos aumentando o poder de compra da categoria”, disse a presidente o SITICOM, Izelda Teresinha Oro. Acrescentou que diante das circunstâncias “é um considerável ganho, uma grande e exitosa conquista”.
Aplauso – Izelda elogiou a posição da presidente Dailê Maia Moretto e diretoria do SICEC “pelo humano reconhecimento nas negociações”. Para ela isso quer dizer “digna valorização dos trabalhadores”. Além do reajuste salarial a convenção contempla vale transporte gratuito, ajuda de custo, folga remunerada e uma série de outros direitos socais beneficiando a categoria.
Agora os sindicatos (dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário e da Indústria de Olaria, de Cerâmica para Construção de Mármores e Granitos) definem apenas algumas questões burocráticas. Após, as presidentes Izelda e Dailê promovem a assinatura do documento que seguirá as tramitações legais para vigorar nos próximo 12 meses.
Foto: As representações dos sindicatos definiram as questões econômicas e socais da categoria
Fonte:Assessoria de Imprensa SITICOM