Estimativa de 704 mil novos casos de câncer exige ainda mais atenção à prevenção
O cenário para as doenças oncológicas apresenta novas perspectivas. Dados globais indicam que em 2040 o número de novos casos de pessoas diagnosticadas com tumores malignos chegará a 28,4 milhões, tornando o câncer líder do ranking das doenças que mais afetam a população mundial. No Brasil, de acordo com o INCA, são esperados 704 mil novos diagnósticos de câncer a cada ano do triênio de 2023 a 2025 – um aumento de pouco mais de 10% em relação às taxas de incidência estimadas para 2022 pela entidade.
A médica oncologista Dra. Ana Claudia da Silva Galdino Franzoni, da Oncoclínicas Grande Florianópolis, destaca que a distribuição da incidência da doença por região geográfica mostra que Sul e Sudeste concentram cerca de 70% dos casos, sendo que a metade encontra-se na região Sudeste. Existe, entretanto, grande variação na magnitude e nos tipos de câncer entre as diferentes regiões do Brasil e de acordo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Em Santa Catarina, o câncer de mama prevalece, seguido de cólon e reto, traqueia, brônquio e pulmão, próstata e estômago. Já na Capital, a situação é um pouco diferente. Embora a incidência maior seja também de câncer de mama, com cólon e reto em segundo lugar, o câncer de próstata aparece na terceira colocação. Traqueia, brônquio e pulmão, e estômago vêm logo a seguir. A oncologista observa que, em alguns casos como câncer de mama, cólon e reto, próstata e pulmão, existem métodos de rastreamento eficazes e recomendados para permitir o diagnóstico precoce e, consequentemente, a busca da cura da doença.
Em qualquer situação, porém, a prevenção é fundamental. “São recomendações para reduzir a incidência e prevalência das doenças oncológicas, como alimentação rica em fibras, com baixo teor de carboidrato e consumo excessivo de carnes, não fumar, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e principalmente manter um hábito contínuo de atividade física regular com exercícios de resistência e impacto”, salienta a Dra. Ana Claudia.
Em outras regiões
Sudeste, Centro-Oeste e Sul possuem os maiores IDH, enquanto o Nordeste e Norte, os menores. Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, mas para as de maior IDH, os de cólon e reto ocupam a segunda ou a terceira posição, enquanto, para as de menor IDH, o câncer de estômago é o segundo ou o terceiro mais frequente. Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente e, nas áreas com maior IDH, os cânceres de cólon e reto estão em segundo ou terceiro lugar. No entanto, nas regiões de menor IDH, o câncer do colo do útero permanece na segunda posição.
Saiba mais
Em Santa Catarina, o Grupo Oncoclínicas e a Unimed Grande Florianópolis (UGF) firmaram parceria para as operações do um centro de tratamento integrado para o câncer em Florianópolis. A iniciativa conjunta marca a recente entrada da Oncoclínicas, maior instituição privada no mercado de oncologia clínica do Brasil em faturamento, no estado.
Localizada no bairro Centro, a estrutura ocupa 700 m² e oferece atendimento clínico e ambulatorial em oncologia, hematologia, oncogenética, psicologia, nutrição e cuidados continuados. O espaço reúne cinco consultórios clínicos multidisciplinares, sala de emergência, farmácia e enfermagem clínica, além de salas individuais de infusão, tendo capacidade de realizar mais de 800 atendimentos por mês.
Sobre o Grupo Oncoclínicas
A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa: Moglia Comunicação