Uno promove atividade extensionista voltada à formação de professores indígenas

No dia 28 de junho, a Unochapecó foi palco do evento ‘Ação Saberes Indígenas na Escola: caminhos para a criação de materiais didáticos bilíngues’, promovido pelos cursos de Licenciatura Intercultural em Letras e Educação Especial. A atividade teve apoio do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), e integrou a agenda de extensão da Universidade.

Focado no fortalecimento da formação docente indígena e no incentivo à produção de materiais didáticos bilíngues e contextualizados às culturas dos povos originários, com carga horária de oito horas, o encontro aconteceu no Salão de Atos e reuniu docentes, estudantes, egressos e comunidade externa. Ao todo, 189 pessoas se inscreveram para acompanhar as atividades propostas de forma gratuita e com certificação.
Uma mesa-redonda sobre os fundamentos do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE) e o panorama da educação escolar indígena em Santa Catarina inciou a programação da manhã. A discussão contou com a presença de Rosilene Tuxá, diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena (SECADI/MEC), e de Paulo Márcio Pinheiro, representante da Secretaria de Estado da Educação (SED/SC).
No período da tarde, a professora doutora Jéssica Bedin conduziu a oficina ‘A Informação como Território: Materiais Didáticos na Construção da Educação Indígena’. A proposta articulou os saberes tradicionais às práticas pedagógicas, incentivando a produção de recursos que respeitam as línguas e os modos de vida dos povos Kaingang e Guarani.
Professoras do Núcleo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrantes do Programa ASIE, também participaram do evento, fortalecendo a articulação entre instituições parceiras na implementação do programa em diferentes regiões. Segundo a coordenadora da atividade, professora Márcia de Souza, a iniciativa marca o início de um ciclo de oficinas formativas voltadas à criação colaborativa de materiais que valorizem a interculturalidade nas escolas indígenas.
Fonte: Assessoria de Comunicação